sexta-feira, 4 de maio de 2018

RAUL José Trindade MEIRELES

Raul José Trindade Meireles (Porto, 17 de Março de 1983).
Carreira
Convocado regularmente para as seleções portuguesas de formação, Raul Meireles já tem no seu currículo um título do Campeonato da Europa de Sub-17, conquistado em Israel, no ano 2000. No verão de 2004, Meireles fez parte da equipa portuguesa que conseguiu o terceiro lugar no Campeonato da Europa de Sub-21, na Alemanha, e que valeu a Portugal, e ao próprio jogador, a presença nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Produto das escolas de formação do Boavista FC, Raul Meireles foi inicialmente emprestado ao Desportivo das Aves na temporada de 2001-02. Regressou ao Bessa no Verão de 2003 para dar início a uma época de sucesso pessoal, tendo participado em 29 jogos da Superliga, com apenas 21 anos de idade. Em Julho de 2004, o jovem jogador assinou por cinco temporadas como o rival e actual campeão europeu Porto. Após ter assinado pelo FC Porto, Meireles disse o seguinte: "Transferi-me para um grande clube. Quando recebemos um convite deste género, não há quaisquer dúvidas. Vou continuar na minha cidade, mas no melhor clube da Europa".A sua marca no Porto era a perfeição dos seus passes, longos e curtos.

Em 28 de Agosto de 2010 transferiu-se para o Liverpool, da Inglaterra, para substituir o eterno volante e ídolo dos Reds, Javier Mascherano, por 13 milhões de euros. Marcou na vitória do Liverpool, de 1-0 sobre o Chelsea em Stamford Bridge, estragando à estreia de Fernando Torres pelos blues.

No dia 31 de Agosto de 2011 trocou o Liverpool pelo Chelsea, poucas horas antes do encerramento da janela de transferências. A transferência foi oficializada por 12 milhões de euros, ele afirmou que não queria deixar o Liverpool, mas ia ter a oportunidade de trabalhar novamente com seu ex-treinador do Porto, André Villas-Boas. Em 2012, trocou os Blues pelo Fenerbahçe. Em 20 de maio de 2016, marcou um belíssimo golo contra o Sivasspor, na última rodada do Campeonato Turco, após dominar na coxa e mandar um volei sem-pulo.

Em 18 de Julho de 2016, anunciou que iria deixar o Fenerbahçe, após 4 temporadas no clube turco.

Selecção Nacional

Raul Meireles alcançou um histórico de 33 internacionalizações pela Selecção Portuguesa, aos 27 anos. Sendo ainda da época de Scolari, no entanto só começou a ser utilizado regularmente a partir da época de Queiroz, na qual se revelou ser um médio de grandes qualidades.

Foi ele quem marcou o gol que carimbou definitivamente a ida da seleção ao Mundial da África do Sul frente à Bósnia e Herzegovina. No mundial marcou um golo frente a Coreia do Norte, em partida que acabou em 7-0.

Participou também da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, na fraca campanha portuguesa que gerou a eliminação do time na 1ª fase. Em 2016, ficou de fora dos 23 convocados para a Eurocopa, posteriormente ganha por Portugal. A sua ausência foi questionada antes da competição por alguns jornais portugueses.

Texto: Wikipédia



10 comentários:

Tom disse...

...I love the action shot!

Cidália Ferreira disse...

Não conheço!!

Beijinhos- Boa noite.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um grande jogador, gostava de o ver jogar.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Francisco Emanuel disse...

Obrigado pelo comentário.
Um abraço.

Nancy Chan disse...

A great capture of the footballer in action!

Francisco Emanuel disse...

Obrigado Nancy.

Pedro Coimbra disse...

Foi grande no Boavista, depois no Porto.
Quando saiu de Portugal começou a aparvalhar e a perder qualidade.
Aquele abraço, boa semana

Acrescenta Um Ponto ao Conto disse...

Sempre bom conhecer aqueles que tentam marcar pela diferença.


Convidamos a ler o capítulo XII do nosso conto escrito a várias mãos "Voar Sem Asas"
https://contospartilhados.blogspot.pt/2018/05/voar-sem-asas-capitulo-xii.html

Votos de boa semana!
Saudações literárias

Ana Freire disse...

Ora aqui está um jogador... de quem se costumava falar imenso, quando jogava pelo FCP... deste lembro-me eu bem!!!! :-D
Um grande abraço! Boa semana!
Ana

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, Raul Meireles foi uma jogador bastante conhecido, era inteligente a ler o jogo, gostava de o ver jogar.
Boa semana,
AG